Conheça o streaming e sua história sensacional

Conheça o streaming e sua história sensacional

Foto: Pexels
Foto: Pexels

Década de 1990. Poucas pessoas com computador pessoal em casa. Internet bem devagar. Inimaginável que, um dia, teríamos como assistir filmes, séries e eventos esportivos ao vivo pela rede, não é? Vivemos um dos momentos mais especiais da tecnologia no mundo. Quem passou pela referida década sabe qual era a dificuldade para realizar qualquer coisa online, desde responder um e-mail até visitar um site simples.

Breve história do streaming

Em 1995, a Progressive Networks, criadora da Real Audio, iniciou o processo de streaming. A ideia era transmitir áudio pela internet. A transmissão ocorreu com o arquivo em formato mono. Ou seja, a qualidade era bem ruim. Os pacotes compactados complicavam ainda mais em termos de som.

O grande marco da temporada foi a transmissão ao vivo por uma rádio online de uma partida de beisebol. Seattle Mariners e New York Yankees se enfrentaram com a primeira transmissão pela internet até então confirmada. Cerca de 300 mil usuários baixaram o aplicativo para acompanhar ao jogo, mesmo com equipamento de rádio físico em casa. Ou seja, muitos torcedores ouviram a partida em real-time dentro dos Estados Unidos e também fora, rompendo definitivamente as barreiras físicas.

Brasil entrou na onda pouco tempo depois

Quem disse que nosso país ficou para trás? Em 14 de dezembro de 1996, Gilberto Gil, grande astro da música brasileira, lançou a música “Pela Internet” por meio de streaming. A transmissão aconteceu dentro de um dos escritórios da Embratel, no Rio de Janeiro. Centenas de cabos montavam o cenário na ocasião, já que o wi-fi não passava de um sonho tecnológico.

Live streaming e streaming on-demand

O streaming on-demand nada mais é do que a TV NSports, o Netflix e o Spotfy, por exemplo. A programação fica alocada dentro de um servidor na rede mundial e é possível acessar. Ela é carregada e mostrada por meio de algum aplicativo ou brownser que suporta tal tecnologia. Não é preciso realizar o download, tornando as coisas ainda mais fáceis.

Já a live-streaming é a grande onda do momento. Artistas, programas de TV e empresas realizam lives ao redor do planeta para promover produtos, falar com seu público e interagir com fãs. Tudo em tempo real. Sensacional, né?

A evolução e o crescimento substancial

Muitos formatos chegaram. MP3, MP4, VOD, AAC e MOV. Permitem atualmente realizar transmissão muito superior à de um DVD, por exemplo. A criação em escala desses arquivos permitiu que empresas criassem podcasts e biblioteca com catálogos de vídeos, por exemplo. Houve expansão geral de cursos online. Atualmente, o MEC credencia centenas de universidades por ano para aplicar aulas pela rede. O conhecimento também foi beneficiado com a criação do streaming.

O crescimento constante da qualidade da banda larga no Brasil também promove o crescimento do sistema. Hoje é possível ter uma internet excelente pagando bem menos. Com isso, o cardápio de opções de entretenimento aumenta, toma conta e vira opção para os brasileiros, que mostram certo cansaço com programas de TV aberta.

TV NSports é uma plataforma de streaming

A TV NSports transmite centenas de eventos por ano com base no sistema de streaming. Futebol, vôlei, basquete, rugbi, futebol de salão, natação e muito mais. A qualidade é surpreendente. Repórteres, replays, diversas câmeras, ângulos.

Assim que o evento ao vivo é encerrado, o vídeo completo é carregado na plataforma, permitindo ao usuário assistir tudo que foi transmitido. O corte dos melhores momentos é feito quase em tempo real também, trazendo forte dinamismo aos usuários cadastrados.

Quer ver como tudo isso funciona na prática? Visite a TV NSports e faça seu cadastro. Boa parte dos eventos são gratuitos e é possível assistir sem qualquer custo ou dificuldade.

Gostou do conteúdo? Espero que tenham gostado. Qualquer dúvida ou sugestão, clique aqui e relate.

LEIA MAIS:
Canal Vôlei Brasil reduz os preços dos pacotes da Superliga Banco do Brasil
Sobre