Crossfit: conheça mais sobre a modalidade que é praticada no mundo todo

Crossfit: conheça mais sobre a modalidade que é praticada no mundo todo

Crossfit
Crossfit | Fonte: Pexels

Com certeza você já ouviu a palavra crossfit. Ou algum amigo falou ou foi lido em algum lugar, seja na internet, jornal ou revista. “Cross” significa cruzar e “fit” significa em forma. Cruzar em forma seria a tradução literal.

Crossfit é uma espécie de modalidade esportiva que na realidade é um produto da Crossfit Inc, empresa fundada por Greg Glassman. Greg, aliás, tem uma história espetacular de superação e vontade, o que acabou convertendo em um produto de muita adesão no mercado mundial.

Como nasceu o Crossfit

Quando era criança, Greg contraiu poliomielite, uma doença devastadora que pode tirar o movimento dos músculos e causar paralisia, principalmente na parte inferior do corpo (pernas e pés).

Buscando algumas alternativas na época, Greg e sua família buscaram algumas academias de ginástica para evitar as sequelas deixadas pela doença.

Foram sete tentativas em sete locais diferentes. Greg percebeu um problema nas academias: elas não trabalhavam todos os músculos necessários para que ele evitasse problemas maiores.

Com sérias dificuldades, ele foi retomando parte dos movimentos e resolveu fazer a sua própria forma de treinar. Seu novo método funcional de fato funcionou e Greg começou a aumentar a carga para tentar ser o melhor e conseguir superar de vez os problemas.

Os exercícios funcionais ampliaram para o seu corpo inteiro, e não por partes, como trabalham as academias tradicionais. Greg viu um salto quântico na sua qualidade de vida e na sua saúde.

Greg Glassmann esteve no Brasil e falou com o público sobre a modalidade.

O surgimento oficial do Crossfit

Glassman abriu a sua primeira academia em Santa Cruz, na Califórnia. Entretanto o Crossfit ainda não existia de maneira oficial, mas já era disseminado entre o pessoal. Após receber convite para treinar a polícia local, Greg deixou de lado as aulas particulares e resolveu agrupar mais clientes, aumentando de forma considerável o número de adeptos.

Em 2000, o nome Crossfit foi oficialmente lançado. E alcançou milhões de pessoas ao redor do mundo de forma rápida.

O criador da modalidade teve uma ideia corriqueira, mas que ninguém havia tornado em processo. Transformar uma atividade que atua no corpo inteiro de uma só vez em um estilo de treinamento. Esse foi o grande mote do sucesso.

Já em 2014, 14 anos após a criação oficial do Crossfit, o mundo já contabilizada dez mil academias comportando a modalidade. Em 2018 o número pulou para 15 mil.

Greg definiu o esporte de maneira simples e direta. “Em síntese, CrossFit é, simplesmente, um esporte. O esporte do fitness.”

Crossfit
Atletas treinam com cordas. Crossfit! Fonte: Pexels

As dez competências treinadas no Crossfit

Como trata-se de uma atividade de alto desempenho, o Crossfit atua em dez competências físicas e orgânicas para maximização da saúde e assim produzir um corpo cada vez mais saudável.

São elas:

* Resistência cardio-respiratória;
* Resistência muscular;
* Força;
* Flexibilidade;
* Potência;
* Velocidade;
* Coordenação;
* Agilidade;
* Equilíbrio;
* Precisão.

Os exercícios são constantes, de alta intensidade e constantemente variados. É muito comum ver um adepto todo molhado de suor dentro dos boxes, lugar de prática da modalidade.

Com a intensidade dos exercícios, é natural que o emagrecimento aconteça. Ou seja, o Crossfit emagrece.

Para quem quer iniciar na prática, é preciso antes procurar um médico e averiguar as capacidades físicas e cardiológicas.

Brazil CrossFit® Championship (BCC)

O BCC (Brazil Crossfit Championship) é uma competição anual sancionada pela Crossfit. A edição de 2020 já aconteceu e foi realizada entre os dias 6 e 8 de março, em São Paulo.

Foi dividido da seguinte maneira:

* Individual Masculino
* Individual Feminino
* Time (2 Masculino, 2 Feminino)

Os vencedores oficiais de cada uma das categorias foram convidados para a disputa do Reebok CrossFit® Games 2020 em Madison, WI, USA. Participar dessa competição é um dos pontos altos de quem pratica Crossfit no mundo.

TV Nsports fez a transmissão exclusiva ao vivo do evento de Crossfit

A TV Nsports fez a transmissão ao vivo do BCC. Foram mais de 8h diárias de eventos. A audiência, como não poderia deixar de ser, foi enorme. Foi percebido que existe um apelo muito forte pelos amantes do Crossfit no Brasil e também no mundo.

Conclusão

Por ser um esporte de alto rendimento, o Crossfit trás uma série de desafios para quem o pratica de forma oficial. Criado após uma grande dificuldade e superação de obstáculo, o esporte vem ganhando milhares de adeptos pelo mundo.

No Brasil, a TV Nsports foi responsável pela transmissão dos eventos oficiais da BCC, como o que ocorreu em março de 2020.

Para quem quer manter a saúde em dia e exalar serotonina, ser um “crossfiteiro” torna-se a atitude ideal.

LEIA MAIS:
TV Nsports lança campanha para o combate ao Coronavírus
Futsal: FIFA monitora chance de adiamento do mundial
Jogos Olímpicos de Tóquio são adiados para o próximo ano