Rômulo Arantes entra para o Hall da Fama da natação

Rômulo Arantes entra para o Hall da Fama da natação

Rômulo Arantes é o novo membro do Hall da Fama da Natação.
Rômulo Arantes é o novo membro do Hall da Fama da Natação. Foto: Divulgação/CBDA

O ex-nadador Rômulo Arantes foi nomeado como novo membro do Hall da Fama da Natação Brasileira. Em live cerimonial realizada pela TV CBDA na última quarta-feira, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos homenageou o ex-nadador. Rômulo Arantes Júnior teve uma grande contribuição para a natação brasileira ao longo de sua carreira.

Ele se destacou por ser o primeiro brasileiro campeão do NCAA, primeiro medalhista em Mundiais e primeiro ouro em Universíades. Falecido em 2000 em um acidente de ultraleve, Rômulo Arantes, no entanto, não teve uma carreira brilhante apenas na natação. Ele também teve grande sucesso entre os anos 80 e 90 na televisão com a carreira de ator em grandes novelas e seriados da época.

Agora, Rômulo Arantes entra para a galeria dos imortais da natação ao lado de outros oito nomes lendários. Fazem também parte do Hall da Fama da Natação nomes como de Maria Lenk, Ricardo Prado, Jorge Fernandes, José Sylvio Fiolo, Manoel dos Santos, Djan Madruga, Piedade Coutinho e Tetsuo Okamoto.

+ Conheça a TV CBDA e fique ligado nas transmissões do canal

A carreira de Rômulo Arantes na natação

Nascido em 12 de junho de 1957, Rômulo Arantes Duncan Junior começou na natação muito jovem. Em 1972, Rômulo já fazia a sua primeira aparição em Jogos Olímpicos, em Munique, com bons resultados no nado costas e também no revezamento medley. Além disso, Rômulo também teve destaques em Jogos Pan-Americanos, totalizando quatro medalhas de bronze e uma prata somando as duas edições que ele disputou.

Em 1975, no Pan da Cidade do México, Rômulo faturou três bronzes (100m costas, 4x200m livre e 4x100m medley). Quatro anos depois, no Pan de San Juán, Rômulo uma prata no 100m costas e um bronze no revezamento 4x100m livre.

No entanto, não podemos esquecer do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Berlim, quando Rômulo faturou a medalha de bronze no 100m costas, nadando para 58s01. Aquela foi a primeira medalha do Brasil em mundiais de natação.

Por fim, temos que destacar que Rômulo foi recordista sul-americano dos 100m costas por mais de 19 anos, abaixando seu tempo por 13 vezes até chegar aos 57s20 – terceira marca do mundo em 1979. Ele também brilhou nos 200m costas, prova em que foi detentor do recorde sul-americano por quase cinco anos.

O fim da sua carreira aconteceu em 1983, no Parque Aquático Julio Delamare, local aonde ele sempre teve amor em competir. Depois disso, Rômulo se dedicou não só na natação como treinador e apoiador, mas também na televisão atuações marcantes em seriados e novelas, principalmente na TV Globo.